quarta-feira, 6 de junho de 2012

Promovendo o hábito da leitura na Escola Bíblica Dominical

A tarefa do professor é despertar a mente do aluno, é estimular ideias, através do exemplo, da simpatia pessoal, e de todos os meios que puder utilizar para isso, isto é, fornecendo-lhe lições objetivas para os sentidos e fatos para a inteligência… O maior dos mestres disse: ‘a semente é a Palavra’. O verdadeiro professor é o que revolve a terra e planta a semente”. (John Milton Gregory) 

Ler sem dúvida é o melhor hábito que alguém possa ter. Além de ser um hobby divertido e prazeroso, é também uma oportunidade para se aprofundar no mundo dos saberes e dos mais diferentes nichos de conhecimentos existentes. Mas, infelizmente, são poucos que os apreciam a leitura de um bom livro. O motivo se dá a diversos fatores, tais como: falta de incentivo à leitura, ausência de bibliotecas públicas, analfabetismo, falta de tempo, falta de recursos financeiros para aquisição de livros, cultura, etc. Esse desinteresse alcança todas as faixas etárias - crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Instituto Pró-Livro mostra que 45% da população não lê nenhum exemplar por ano (desses, 53% dizem simplesmente "não ter interesse" e outros 42% admitem "ter dificuldade").(Fonte: Revista Escola)1

Este cenário caótico afeta diretamente a Escola Bíblica Dominical - EBD, e por isso ela não deve ficar omissa a esta realidade vivida na cultura do leitor brasileiro. A EBD é agente de mudanças, e, portanto, deve fomentar soluções criativas e inovadoras capazes de reverter esse entrave e trazer resultados importantes no que tange à pratica da leitura entre os alunos.

Soluções
Uma estratégia que pode ser utilizada para despertar o desejo de ler entre os alunos da EBD é a distribuição de pequenos capítulos de livros para os alunos lerem. Entretanto, esta proposta só é valida mediante pesquisa entre alunos, para diagnosticar qual é a preferência de assunto, o que gostam de ler, observando com atenção suas respectivas faixas etárias.

Exemplificando, é interessante o professor selecionar alguns capítulos de um livro que tratam exatamente das questões dos adolescentes e juvenis como trabalho, namoro, relacionamento, entre outros, e distribuí-los aos seus alunos a fim de que leiam e descubram o contexto da história. O professor deve despertar constantemente o senso curiosidade dos alunos para que eles criem motivação para darem continuidade na leitura nos capítulos seguintes.

Feedback
O professor deve selecionar de 5 a 10 minutos da aula para comentar e trazer esclarecimentos sobre alguns pontos chaves da história. Também poderá fazer perguntas sobre o livro, e dependendo da habilidade do professor, criar uma gincana para debater o texto. Em caso de resultado, o professor poderá distribuir outro capítulo e promover outro método para avaliar a leitura numa próxima aula. O professor tem toda liberdade para ser criativo e usar outra solução para despertar o hábito da leitura entre os seus alunos.
Durante a leitura provavelmente o aluno encontrará palavras que fogem da sua compreensão e termos desconhecidos até então. O professor deve sugerir aos seus alunos a utilização de um bom dicionário para dar suporte à leitura; não evite consultá-lo quando houver necessidade.

É imprescindível para todo cristão a leitura, principalmente da palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, pois por dela conhecemos os seus ensinamentos e procedimento para nossa conduta cristã.

A leitura traz um série de benefícios para quem cultiva esse hábito: melhora o vocabulário, maximiza o repertório de palavras novas e diferentes, dialoga melhor numa conversa, acrescenta termos usuais numa redação, adquire cultura e conhecimento. Na era de hoje, o conhecimento é o segredo para se dar bem na vida.
As igrejas evangélicas devem investir em projetos de incentivo à leitura. Para começar, a igreja pode arrecadar livros em outras igrejas ou junto à membresia, e, por conseguinte, doá-los ou emprestá-los para seus alunos, ou criar outros mecanismos para que eles tenham acesso a eles.

A EBD precisa de uma biblioteca disponível a professores, alunos e à igreja como um todo, com os mais variados acervos de literatura cristã para todas as faixas etárias. Não adianta nada incentivar os discentes a gostarem de ler se as igrejas não oferecem quaisquer suporte para que essa iniciativa esteja disponível à toda igreja.

O hábito da leitura é gradativo, demanda tempo e dedicação. O professor deve ter paciência e persistência, abandonar velhos comportamentos para obtenção de novos, pois o hábito não se adquire de um dia para outro. Portanto, se seus alunos não estão lendo, crie nova alternativa, ofereça-lhes outro capítulo. Que tal um livro da Bíblia?



Fonte: adaptação de artigo de
 Jhunior Silvapublicado originalmente no www.docenciacristã.com


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